terça-feira, 2 de maio de 2017

Grupos de Teatro de Ibiassucê e Caculé recebem capacitação em parceria com a REDE de Teatro do Velho Chico


Sob o nome de NUCLEARTE, três grupos de teatro caminham agora juntos para compartilhar formações e experiências
No último domingo, 30 de abril, o Núcleo de Artes Teatrais Regional de Ibiassucê e Caculé - NUCLEARTE, juntamente com a Rede de Teatro do Velho Chico, articulou a oficina “Do corpo à Cena” ministrada pela Cia. Contra Capa e que foi realizada no Casarão _Centro Cultural de Ibiassucê.
Foi um importante momento de formação para os grupos integrantes e também de preparação das peças de teatro em montagem “O Segredo de Nara” e “Não Me Cegue”. A oficina teve como objetivo apresentar o corpo como a maior forma de comunicação no teatro e buscou através de jogos, exercícios e novas perspectivas de direção teatral, aperfeiçoar as técnicas corporais de cada ator, trazendo de forma criativa um leque de possibilidades para a construção de novos personagens. A formação foi ministrada pela atriz Bruna Carvalho (atriz, figurinista, maquiadora, diretora da Cia Contracapa fundada em 2014, palhaça pelo projeto SerTão Palhaça) e o ator Guilherme Bipolare (ator, palhaço, membro da Trupe dos Dobradores de Arte desde 2011 e membro da Cia Contracapa desde 2014 na cidade de Caetité-BA).
O Núcleo de Artes Teatrais Regional de Ibiassucê e Caculé – NUCLEARTE, foi pensado por Jhow Abreu e Sydna Oliveira a partir da colaboração dos grupos A Secreta Cia de Teatro e Cia.Teatral.Carona para montagem do espetáculo “Não Me Cegue”, que continua em processo. A nomenclatura foi entendida como necessária no começo de 2017 com intenção de potencializar e compartilhar experiências entre estes, em consonância também com a REDE DE TEATRO DO VELHO CHICO. E tem ainda o intuito de alinhar de forma colaborativa os trabalhos de três grupos. Esse laço colaborativo ficou ainda mais forte com a oficina oferecido pela Cia Contra Capa no domingo dia 30/04 em Ibiassucê.
A articulação da oficina só foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Ibiassucê por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS, além do CMDCA, da rede de defesa dos direitos da criança e do adolescente e da professora Eliane Andrade com o Casarão. E ainda da Rede de Teatro do Velho Chico, organização colaborativa que surgiu em 2013 na cidade de Ibotirama, na Conferência Territorial de Cultura do Território do Velho Chico com objetivo de fortalecer a identidade dos grupos de teatro do território velho chico, produzindo atividades, seminários, encontros e mostras de teatro. Hoje a Rede atinge mais territórios, inclusive o Sertão Produtivo e já realizou três mostras de teatro, além de diversos outros encontros e formações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário