quinta-feira, 31 de maio de 2018

Cia Art'manha apresentou dois importantes espetáculos nestes primeiros meses de 2018

Coordenador da Rede o ator e diretor Gilberto Morais fala sobre o grupo de Teatro Art'manha. "Hoje recebi esse fantástico material abaixo para publicar no nosso blog, onde postamos tudo o que se produz de teatro na região Oeste e Sudoeste da Bahia dos grupos que fazem parte da rede, é desafiador ver o que a Cia. Art'manha produziu no primeiro semestre de 2018. Parabéns a toda equipe, ter vocês na rede, firma o fazer teatral em loco e provoca nos demais grupos a sede de pesquisar, estudar e montar espetáculos dessa magnitude, são belos os trabalho do grupo, pois fazem com fé cênica". 

As montagens de 'Romeu e Julieta' e de 'Art'manhas de Ser é Belo' foram os primeiros trabalhos do grupo este ano
A Cia de Teatro Art'manha apresentou nestes primeiros meses de 2018, dois importantes espetáculos na história do grupo. O primeiro foi o espetáculo 'Romeu e Julieta' com direção de Nando Dias que teve participação na III Mostra de Teatro do Velho Chico, na cidade de São Desidério-BA; já o segundo foi o espetáculo 'Art'manhas de Ser é Belo' com direção e roteiro de Jaine Silva que ocorreu na cidade de Licínio de Almeida-BA, no mês  de fevereiro, durante Jornada Pedagógica, e temporada de um fim de semana em Caetité-BA no mês de abril.
Romeu e Julieta
O espetáculo, com classificação indicativa de 14 anos, foi apresentado no Salão da Igreja Católica no dia 27 de março às 18:30h em São Desidério-BA, com duração de pouco mais de 1h e 30min. É uma adaptação do clássico de Shakespeare, que traz a história dos jovens  Romeu e Julieta que se apaixonam apesar do ódio de suas famílias rivais - Capuleto e Monteccio. Eles dois têm ainda, a ajuda da mãe Lourença que realiza a união desles, mas esse curto e doce momento termina na mais famosa tragédia teatral do mundo. O figurino foi concebido por Jaine Silva com elementos da cultura local e têm no elenco, além dela própria, os atores e atrizes - Jhow Abreu, Géssica Silva, Jardel Lôbo, Agda Toledo, Tally Gaia, Giba Mello, Luarlley Araújo, Rosângela Rocha.
Essa foi a primeira montagem de Romeu e Julieta,  do Sertão Produtivo, e foi levado à III Mostra de Teatro do Velho Chico em formato de arena e adaptação atemporal, onde integrantes do grupo e atores convidados desenrolam a história ocorrida na cidade de Verona sobre dois amantes fatais filhos de duas famílias mortalmente rivais. O elenco dispõe de apenas 4 armações de portas e um balcão de madeira e fazem literalmente um baile acontecer aos olhos do público. A intenção é que esta fosse uma versão única, quebrando algumas expectativas na atuação dos atores e trazendo um Romeu e Julieta jamais visto e jamais esperado. 

Art'manhas de Ser é Belo
A montagem desse espetáculo na linguagem de palhaçaria e arte do clown  foi apresentado  inicialmente no dia 21 de fevereiro na Câmara de Vereadores de Licínio de Almeida-BA durante a Jornada Pedagógica que tratava do tema neuropsicologia e aprendizagem. E depois ocorreu nos dias 14 e 15 e abril no cine teatro da Casa Anísio Teixeira em Caetité.
'Art'Manhas de Ser é Belo' é a nova investida da Cia Art'Manha, e traz questões da razão e da emoção personificadas em dois seres bem divertidos que passam por diversos percalços procurando novos aprendizados enquanto um deles lida com os sofrimentos de uma rejeição amorosa. É uma comédia clown que mescla risadas com os processos mentais da aprendizagem. O elenco é formado por Jhow Abreu, Jardel Lôbo, Jaine Silva, Gessica Silva e Giba Melo

O grupo
Fundado no ano de 2013, o grupo surgiu da iniciativa de um projeto de leitura do CETEP (Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo) em Caetité. Havia na escola o Projeto Socioeducativo no qual foram abertas oficinas de teatro. No ano de 2013 não havia mais o projeto, no entanto, alguns alunos se entusiasmaram em continuar com os trabalhos e montaram “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” - uma adaptação da obra de Jorge Amado. Junto com essa iniciativa veio o nome do grupo. Assim surgiu o Art’manha. Hoje com 4 espetáculos na bagagem é um dos grupos mais ativos da cidade de Caetité-Ba, e ao longo dos anos o Art’Manha ganhou uma identidade própria e se dedica a espetáculos de rua e de arena misturando outras linguagens artísticas como dança e Palhaçaria.

Texto: Jhow Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário