quinta-feira, 25 de março de 2021

SEGUNDA SEMANA DE PROGRAMAÇÃO DE MOSTRA ONLINE DE TEATRO DO VELHO CHICO - PROTAGONISMO FEMININO




ESPETÁCULO: “ENTRE ASAS E AMARRAS” DIA 25 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA - ÀS 19 HORAS COMPANHIA DE TEATRO ASA – CAETITÉ

 

Duração: 30 minutos / Classificação: 10 anos.

 

Solicite seu ingresso através do formulário. Link do Formulário:  AQUI!

 

Sinopse e release do espetáculo: Com um período curto para entregar uma matéria que mudará o seu destino, Valentina corre contra o tempo para que suas ideias se organizem. Em meio a essa correria, ela relembra fatos que aconteceram durante sua vida e mostra muitos dos obstáculos que as mulheres enfrentam no seu dia a dia.

 

Ficha técnica:

Atuação, direção e roteiro: Vitoria Silva 

Produção: Millena Souza e Victoria Costa

ESPETÁCULO: “ANGÚSTIA DE ANGÚSTIA” DIA 25 DE MARÇO – QUINTA-FEIRA - ÀS 20 HORAS A COMPANHIA TEATRANDO – BARREIRAS

Duração: 20 minutos / Classificação: 16 anos.

Solicite seu ingresso através do formulário. Link do Formulário:  https://forms.gle/8HpEw7FCDyUkiASW9 

Sinopse: A personagem, uma velha carpideira interiorana, faz um desabafo das suas angústias, em não poder estar exercendo seu ofício durante a pandemia, por falta de velório, e recorda com muito humor, o último velório que trabalhou.

Release: O texto faz um recorte da personagem, do original de Weligton Rocon, “As Bondosas”, uma interessante farsa, em que a atriz Lucélia Santos, interpreta a carpideira Angustia, em um inusitado velório. Desloca a personagem para o momento atual, onde Angustia mantém o mesmo tom farsesco de fofoca do espetáculo original. Recorda as loucuras do último velório que trabalhou e faz suas queixas em estar desempregada por falta de velório, provocado por tão cruel pandemia

Ficha técnica:

Texto: Ruth Guimarães (Recriação do original de Welligton Rocon, “As Bondosas”)

Atuação: Tecka Gomez

Direção: Ruth Guimarães

Figurino e Adereços: Tecka Gomez e Ruth Guimarães

Fotos: Tecka Gomez

Grupo: Cia. Teatrando

 

ESPETÁCULO: “BONEQUINHA DE PANO” DIA 27 DE MARÇO DE 2021 – SÁBADO - ÀS 17 HORAS CIA TEATRAL CARONA– CACULÉ

Duração: 30 minutos / Classificação: Livre

Solicite seu ingresso através do formulário. Link do Formulário:  AQUI!

Sinopse e release do espetáculo:  Bonequinha de Pano, é o primeiro e único texto de Ziraldo escrito especialmente para ser encenado. Pitucha foi abandonada há muitos anos no sótão da casa da avó da Leninha.

Quem será que está prestes a visitar Pitucha? E qual será o motivo para essa pessoa ir até o sótão depois de tanto tempo? Provocando assim uma reflexão sobre o ciclo da vida, com a simplicidade e a beleza de seus encontros e desencontros.

Ficha técnica

Direção : Sydna Oliveira

Atriz: Bruna Prates

Assistentes : Yasmim Oliveira ,Paula Santos

Participação : Márcia Barreto, Kleber Carinhanha

 

ESPETÁCULO: “PERFORMANCE: BANHO DE ASSENTO” DIA 27 DE MARÇO DE 2021 – SÁBADO – ÀS 18:00 GRUPO TEATRAL AMADORES DA ARTE - SERRA DO RAMALHO

Duração: 30 minutos / Classificação: 14 anos

Solicite seu ingresso através do formulário. Link do Formulário:  AQUI!

Sinopse e release do espetáculo: Performance : Banho de Assento

Partindo dos  temas sagrado feminino, bruxas, curandeiras, raízeiras .... elaborei  ligações entre a saúde e o feminino, procurando trazer a  maneira tradicional e popular da ginecologia natural , para o campo da performance,  de forma que fosse ilustrada hipoteticamente cada  fase  interna desse ritual sagrado.

Ensinado por minha avó, o banho de assento e a evaporação são  antigas práticas tradicionais , terapêuticas e ritualística para os cuidados da saúde íntima feminina, tendo em sua composição água morna, ervas e oléos essenciais.

Ficha técnica:

Criação e composição : Milla Suzart

Orientação: Rafaela Blanch

Iluminação:  Leo Oliver

Filmagem e Edição: Ramon Ferreira Teles

ESPETÁCULO: “VELHICE PONTO G” DIA 26 DE MARÇO DE 2021 – SEXTA-FEIRA – ÀS 20:00 GRUPO MULHER EM DOSE DUPLA– BRASÍLIA

Duração: 55 min / Classificação: 16 anos

Solicite seu ingresso através do formulário. Link do Formulário:  AQUI!

Sinopse e release do espetáculo: Como uma conversa descontraída na calçada, a atriz compartilha com o público, interessantes reflexões sobre o processo de envelhecimento, com poesia e muito humor.

Release: Como ressignificar atitudes e conceitos em relação a velhice, no que diz respeito a sua sexualidade, a sua militância política, ao abandono, a ausência de mercado? Como driblar o descaso não só dos familiares, mas da sociedade como um todo? Como alimentar nessas pessoas, sonhos coloridos, apesar de tudo? Como fazê-las acreditar que a velhice não é necessariamente a sentença de morte? Como administrar poeticamente as mazelas da velhice? Assim, fui construindo a dramaturgia, apoiada principalmente nas minhas vivências de velha, como cidadã e atriz, aumentando sempre, minha lente, na relação com temas e situações relacionadas ao envelhecimento. E assim criei duas camadas sobre o envelhecimento, colocando em cena, o arquétipo de uma grande vó e a minha própria vivência de velha. Encontrei no teatro, um jeito possível de provocar um reposicionamento das pessoas velhas diante da vida, aqui e agora. E os jovens? Pensando em seduzi-los, também, pra essas reflexões, o espetáculo pretende dialogar com essa geração y/z, jovens que já nasceram dentro do mundo digital e que, pelo menos, no tempo da peça, possam estabelecer uma reflexão real, para além da tela e do palco, na sua postura com as pessoas velhas, em especial, com seus velhos, e quem sabe, com sua possível velhice.

Ficha técnica

Atuação e Texto Ruth Guimarães

Consultoria de Texto e Direção: Susy Élida

Fotografia: Thiago Sabino

Identidade Visual: Gabriel Guirá

Esse projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#culturaquemovimenta #premiodasartesjorgeportugal #programaaldirblancbahia #mostraonlinedeteatrodovelhochicoprotagonismofeminino2edição #rededeteatrodovelhochico #leialdirblanc #funceb #governodabahia #ibotiramabahia #teatro #teatrodabahia #teatrofeminino #mulheresdeteatro #artescenicas #teatroemrede #rede #teatrodointerior #difusaoemteatro


Nenhum comentário:

Postar um comentário