sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Primeira Reunião sobre a VI Mostra de Teatro do Velho Chico Ocorre em Ibiassucê


Encarregado de Cultura, Coordenador da Rede de Teatro do Velho Chico e Produtor Local discutiram os rumos do projeto em 2020 e as possibilidades de financiamento
A primeira reunião sobre a VI MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO ocorreu em dezembro (27) na cidade de Ibiassucê com as presenças do coordenador da Rede de Teatro do Velho Chico, Gilberto Morais, do encarregado de cultura de Ibiassucê, Lindomar Souza, e do produtor local do projeto, Jhonatan Abreu. A pauta foi sobre o histórico e funcionamento da Rede, o formato do projeto para a então cidade-sede (Ibiassucê), e as possibilidades de captação de recursos via edital, e apoio da Prefeitura.
Gilberto relembrou a trajetória da Rede, que iniciou seus trabalhos em 2014 e hoje conta com grupos de teatro de 05 territórios de identidade no Oeste e Sudoeste do Estado da Bahia. E também apresentou os formatos e formas de financiamento que as edições tiveram, além de quantidade de público e de espetáculos. Em 2019 a Rede teve 73 apresentações realizadas em todo o Estado com os grupos integrantes.
A VI Mostra de Teatro do Velho Chico ocorrerá na cidade de Ibiassucê no segundo semestre de 2020. A escolha ocorreu em Igaporã, em março de 2019 durante a 5ª edição do projeto. A “chave” simbólica foi repassada pelo então secretário de cultura daquela cidade, Marcondes Dantas ao produtor local da nova cidade-sede, Jhonatan Abreu. Na oportunidade já havia sido pactuado o apoio da Prefeitura de Ibiassucê através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer para receber o evento.
O formato foi delineado pela coordenação da Rede, no qual constarão os espetáculos dos grupos integrantes que se encontram em atividade em 2020, algumas seleções de grupos de outros territórios da Bahia e também de outros Estados Brasileiro e a realização de seminários sobre festivais internacionais e mediação cultural de público.
Desde a última mostra em 2019, é a primeira reunião presencial para tratar sobre o tema. Além da contrapartida do poder público local que já está firmada, o projeto foi inscrito em dois editais público a nível Estadual e Federal, a equipe da rede aguarda o resultado ainda pra este ano, entre fevereiro e maio de 2020, são estratégias para captar recursos para a realização. E um outro mecanismo é financiamento coletivo via internet (crowndfounding) que tem sido utilizados desde a IV edição.
Lindomar Souza, encarregado de cultura no poder público municipal, agradeceu a presença do Coordenador da Rede e se colocou a disposição para intermediar o apoio da Prefeitura de Ibiassucê ao evento em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário