terça-feira, 22 de janeiro de 2019

V MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO - Apresenta: Preservação do Rio São Francisco e Seus Afluentes

Palavras chave: Mata ciliar, corpos d’água, rios, preservação.

A água é considerada um bem finito, e extremamente necessário na vida de todo ser vivo que habita a terra, os rios, lagos, mares, lagoas e corpos d'água possuem extrema importância em ecossistemas que ali estão, e principalmente no abastecimento de cidades e seus habitantes.
Porém, a partir do século XXI, iniciou-se o uso intensivo deste bem sem conscientização dos que usam, prejudicando fauna e flora nativa do corpo d´água no qual foi tirado este recurso natural.
A partir dos impactos negativos no Meio Ambiente e recursos hídricos, a demanda de educação ambiental na área de preservação de nascentes e rios cresce, aumentando a necessidade de criar conscientização em quem utiliza ou se localiza próximo de um corpo d’água.
Com este intuito, a Rede de Teatro do Velho Chico através da realização do projeto macro V Mostra de Teatro do Velho Chico, além dos espetáculos teatrais, seminários e oficinas para fortalecer a linguagem do teatro na região Oeste e Sudoeste da Bahia. A 5ª edição o projeto contará com ações de conscientização ambiental com a palestras "Preservação do Rio São Francisco e Seus Afluentes", que será coordenada por Marcus Vinícius - ele é ator da Cia. de Teatro Mistura, músico e Técnico Ambiental formado pela Escola Agrícola família agrícola - EFA,  Associação Beneficente Promocional Agrícola de Riacho de Santana ABEPARS. As ações de distribuição de mudas em Igaporã é uma relação direta e construtivista, a plantação de mudas de mata ciliar nas margens do Rio São Francisco na Bahia, criando assim uma preservação do São Francisco e da mata ciliar nativas do mesmo, cuidando do rio e dos seus afluentes.
Nos ajude através da campanha "O TEATRO REVITALIZA O RIO SÃO FRANCISCO" - A cada R$ 10,00 (Dez Reais) doado uma muda será plantando nas margens do Rio São Francisco. A captação de recurso que será feita através do site Vakinha acesse o Clique Aqui!
A palestra será destinada a estudantes de escolas públicas e estaduais, ribeirinhos, moradores de áreas que há presença de rios, lagoas, nascentes, fios d’água, etc. Ou que frequentam o local, podendo dar assistência à muda plantada e a mata nativa, preservando-a.
A mata ciliar possui extrema importância na preservação de um olho d’água, evitando erosão e deslizamento, limpando a água do rio, preservando a biodiversidade e permitindo que a vida do rio continue existindo, dentre outras características.
Devido a degradação de matas ciliares de afluentes e bacias hidrográficas, a existência do rio durante o trajeto vai diminuindo, deixando de ser perene e se tornando intermitente. A partir de deslizamentos de bancos de areia que caem no rio e se tornam ilhas, o rio começa a se encher de areia, se tornando “soterrado”, diminuindo a quantidade. A poluição com agrotóxicos ou resíduos químicos contamina o rio que pessoas e animais irão consumir a água do mesmo. A fauna e flora nativa se tornam escassas, fazendo com que o ecossistema seja menos presente havendo um desequilíbrio ecológico. A presença de comunidades e cidades dependentes do rio diminui gradativamente, havendo êxodo rural e urbano e abandono das áreas. O desmatamento para uso da pecuária e mono cultivo intensivo diminui a quantidade de água e destrói a mata ciliar. A qualidade da água diminui, dentre outros dos vários problemas que podem ser citados.
Com a conscientização ambiental da preservação do Rio São Francisco, é possível recuperar a vazão, qualidade de água, biodiversidade e o próprio rio ou corpo d’água, e ainda sim trazer benefício no bem estar social da população ribeirinha, utilizando conscientemente os recursos naturais.
Marcus Vinícius Souza
Técnico Ambiental
Ator & Músico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário