segunda-feira, 18 de junho de 2018

AS ATIVIDADES FORMATIVAS DO PROJETO IV ENCONTRO DE SANFONEIROS INICIARAM EM JUNHO



Oficina em Santa Maria da Vitória, 14/06/18

As atividades formativas do Projeto “IV Encontro de Sanfoneiros” do Macroterritório 5 iniciaram em junho de 2018. Foram desenvolvidas oficinas sobre Forró Tradicional em 4 Territórios de Identidade, sendo 01 oficina no dia 07/06, no Colégio Estadual Cônego Firmino de Macaúbas (Escola Cultural – Bacia do Paramirim); 01 oficina no dia 08/06, no Colégio Estadual CETEP de Ibotirama (Escola Cultural – Velho Chico); 01 oficina no dia 14/06, no Colégio Estadual Santa Mariense (Escola Cultural – Bacia do Rio Corrente); e 01 oficina no dia 16/06, no Ponto de Cultura Flor do Trovão em Barreiras. Além das oficinas, o Projeto irá realizar 02 Encontros de Sanfoneiros da região, sendo 01 encontro no dia 20 de Julho, na Praça do Coreto, em Ibotirama; e 01 encontro no dia 21 de Julho, no Centro Histórico de Barreiras – bar do Vieirinha.
Oficina em Barreiras, 16/06/18


O objetivo central do projeto é “promover o fortalecimento do movimento de forró tradicional no Território Velho Chico e região Oeste da Bahia”. Para isso, visa mostrar às crianças, jovens e adultos o valor desse movimento ainda resistente no interior da Bahia, e a partir de encontros e intercâmbios dos principais sanfoneiros, fortalecer essa importante manifestação cultural.

Segundo Gerri Cunha, coordenador do projeto, “em 2015 o Encontro de Sanfoneiros consistiu num conjunto de atividades ligadas ao forró tradicional, envolvendo 15 Sanfoneiros do Território Velho Chico, com apoio da Secretaria de Cultura de Ibotirama. Em 2018, pretendemos abranger sanfoneiros de municípios dos 04 Territórios da nossa região, perfazendo um total de 25 sanfoneiros”.

O Projeto IV Encontro de Sanfoneiros do Macroterritório 5, idealizado e coordenado pelo forrozeiro e produtor cultural Gerri Cunha, tem apoio do Governo do Estado, através do Edital Culturas Populares, Secretaria da Fazenda, Centro de Culturas Populares e Identitárias e Secretaria de Cultura do Estado. Os principais parceiros do projeto são as Escolas Culturais de Ibotirama; Macaúbas e Santa Maria da Vitória; o Ponto de Cultura Flor do Trovão e a Secretaria de Cultura de Ibotirama/Prefeitura Municipal.

Equipe do Projeto: Gerri Cunha (Coordenador Geral/Oficineiro), Priscila Santos (Produtora) e Cléber Eduão (Assessor Cultural)

Mais informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário