quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Caetité recebe circulação de teatro do Grupo Coato de Salvador


Caetité recebe entre os dias 19 e 23 de setembro a circulação do Projeto Abrindo Arquivos no Sertão Produtivo, do Coletivo COATO. Este projeto, prevê: a circulação do espetáculo teatral “Arquivo 64/15 - Porões da Ditadura”, a realização de uma oficina de “Teatro Documental: Arquivos de lembranças, memórias e esquecimentos” e uma sessão de cinema com a exibição do filme documentário Retratos de Identificação”, em cinco municípios do Estado da Bahia pertencentes ao Território de Identidade do Sertão Produtivo: Brumado, Caetité, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora e Guanambi. Essa ação é possível devido ao financiamento do Fundo de Cultura do Estado, através do edital de Territórios Culturais 2016 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Confira abaixo a programação em Caetité, que tem o apoio da Trupe dos Dobradores de Arte, da Casa Anísio Teixeira, da Prefeitura Municipal de Caetité via Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
PROJETO ABRINDO ARQUIVOS NO SERTÃO PRODUTIVO -  CAETITÉ
DATA
ATIVIDADE
HORÁRIO
LOCAL

19/09
Terça
Sessão de filme
19:30
Cine Teatro Anísio Teixeira


20/09
Quarta

Apresentação de espetáculo para Escola
10:00
Tereza Borges de Cerqueira
Apresentação de espetáculo para a Escola
15:00
Tereza Borges de Cerqueira


21/09
Quinta
Oficina Formativa
08:00 às 12:00
Tereza Borges de Cerqueira
Apresentação de espetáculo para Comunidade
19:00
Casa Anísio Teixeira

22/09
Sexta
Oficina Formativa
08:00 às 12:00
Tereza Borges de Cerqueira
Apresentação de espetáculo para Comunidade
19:00
Casa Anísio Teixeira




















SOBRE O ESPETÁCULO:

Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura

Sinopse
Este espetáculo se inicia com uma pesquisa no campo do teatro documental e épico. Trás para a cena elementos do teatro Brechtiano, buscando através de 5 recortes cênicos e performativos apresentar ao espectador arquivos reais da ditadura no Brasil, o debate e tentativa de entendimento dos fatos antigos e atuais que giram em torno da nossa conjuntura de vida em comunidade _social _ política _Tortura _ Exílio _ Desaparecidos _ Ocultação de cadáver _ Golpe de 64 _ Marcha da Família com Deus pela liberdade (versão 64/2015) _ Panelaço _ Arquivos _ Anistia _ menor idade penal _ PECs _ Lava-jato _ impeachment _ e mais... O trabalho em questão é um olhar artístico voltado para o social, que dialoga com o contemporâneo, o contexto histórico que levou o país ao Golpe de 64, e o atual quadro político que o Brasil se encontra. Consideramos que o presente é um retrato do passado devido a isso esta obra existe para provocar, no espectador, uma reflexão sobre o passado e sobre. Qualquer semelhança deve ser considerada. Queremos abrir os arquivos e entender a história.

ABORDAGEM HISTÓRICA
Ao longo da história desenhada pelos livros de educação fundamental e de ensino médio desse país, (afinal os livros norteiam a didática de sala de aula), poucas são as laudas que se dedicam a investigação dos assunto que dizem respeito aos 35 anos de regime ditatorial vivenciado no Brasil, sendo ainda mais difusa, ou até mesmo nulo, os registros históricos deste acontecimento no interior do Estado da Bahia. Como artistas nos colocamos o questionamento: até onde nossa população conhece a história do seu país? Qual tipo de informação tem chegado aos territórios mais afastados dos grandes centros de formação de opinião são as capitais e seus vorazes meios de comunicação em massa?
E com escassos registros historiográficos acerca desta temática, mostram que a região do Sertão Produtivo, centralizando Caetité, foi local de abrigo para estudantes/militante/artistas/políticos exilados, que divergiam da supremacia dos militares. Durante as primeiras viagens de Arquivo 64/15 ao interior da Bahia, atentamos as grandes reflexões que eram causadas nos debates após o espetáculo e como as histórias ali representadas em cena, motivavam a abrir outros arquivos pessoais sobre este acontecimento militar realizado nas décadas de 60 e 70.
Sendo assim, voltamos a sala de ensaios e organizamos uma itinerância entre 05 cidades do interior baiano que sofreram fortes impactos da ditadura civil-militar.Levando em conta a integração entre teatro, história, cinema, pedagogia, propomos uma programação diversificada teatro, oficinas formativas e cinema.

Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura é um trabalho que se renova/atualiza a cada nova apresentação. Estamos em momento de transição política portanto a nossa arte precisa acompanhar as mudanças decorrentes do governo. Arquivo é atemporal e nasceu para ser assim, uma plataforma de comunicação direta com o outro capaz de expor e discutir a política, economia, direitos humanos no Brasil, é um provocador, te convida a se colocar em um jogo no qual você já faz parte.

Mazelas do passado que refletem no presente. Estamos de mãos atadas e com a corda no pescoço completamente amarrados pelo “sistema” e sem muita expectativa de mudança. _O que fazer? _Não Sei! _Uma solução? _Talvez exista. _Destruir tudo e começar do zero?  _Dramático demais. Nos apegamos a ideia de que cada um constrói para si a paz que deseja, portanto não há uma paz coletiva que abrace a todos resolvendo todos os problemas, a paz é plural. Queremos apenas fazer com que a nossa geração considere o passado como experiência viva e não como uma empoeirada aula de história.

Ficha técnica
Realização Coletivo COATO
Encenação/provocação: Marcus Lobo.
Produção Executiva: Marcus Lobo, Verena Guimarães e Jamile Cazumbá
Produção Local: Tally Gaia
Elenco: Danilo Lima, Mirela Gonzales, Natielly Santos, Simone Portugal.
Instalações cênicas: Bernardo Oliveira
Designer gráfico e fotografia: Giovani Rufino
Vídeos: João Gabriel Paz
Preparação corporal e coreografia: Danilo Lima
Operação de som e vídeo: Marcus Lobo e Ixchel Castro

Abaixo encaminho os links dos cartazes para baixarem e agregarem a reportagem.

CARTAZ DE DIVULGAÇÃO LOCAL:

CARTAZ DE DIVULGAÇÃO GERAL:

Att.

Tally Gaia
Produtora Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário